O Programa

Programa de Pós-Graduação Profissional em Química (PPGPQ)

Introdução

O Programa de Pós-Graduação Profissional em Química (PPGPQ) da Universidade Federal de São Carlos está localizado no Departamento de Química e possui duas áreas de atuação: (1) Ensino de Química e (2) Química Tecnológica. As atividades do PPGPQ foram iniciadas em 2008 e o curso é voltado para profissionais portadores do diploma de graduação em química, farmácia ou área correlatas. Em 2010 tivemos a primeira dissertação concluída e ao longo do tempo já foram defendidas mais de uma centena de dissertações de mestrado de estudantes profissionais de diversas empresas (Química Tecnológica) e de Instituições de ensino (Ensino de Química). Tais profissionais são oriundos de diferentes cidades do Estado de São Paulo e de outras regiões do país. Os estudantes de ambas as áreas devem possuir vínculo empregatício com uma empresa (Química Tecnológica) ou instituição de ensino pública ou privada (Ensino de Química). 

De acordo com o site da CAPES (link externo):  “...O Mestrado Profissional (MP) é uma modalidade de Pós-Graduação stricto sensu voltada para a capacitação de profissionais...”;  “...Seu objetivo é contribuir com o setor produtivo nacional no sentido de agregar um nível maior de competitividade e produtividade a empresas e organizações...”;  “...O trabalho final do curso deve ser sempre vinculado a problemas reais da área de atuação do profissional-aluno...”;  “...Essas especificidades do Mestrado Profissional exigem que o acompanhamento e a avaliação sejam feitos com base em critérios diferenciados, definidos pelas áreas de avaliação, e realizados por subcomissão específica, mesmo se realizados concomitantemente aos programas acadêmicos...”.

E de acordo com a Portaria Normativa n° 17, de 28/12/2009, Art. 7o VIII § 3o: “... O trabalho de conclusão final do curso poderá ser apresentado em diferentes formatos, tais como dissertação, revisão sistemática e aprofundada da literatura, artigo, patente, registros de propriedade intelectual, projetos técnicos, publicações tecnológicas; desenvolvimento de aplicativos, de materiais didáticos e instrucionais e de produtos, processos e técnicas; produção de programas de mídia, editoria, composições, concertos, relatórios finais de pesquisa, softwares, estudos de caso, relatório técnico com regras de sigilo, manual de operação técnica, protocolo experimental ou de aplicação em serviços, proposta de intervenção em procedimentos clínicos ou de serviço pertinente, projeto de aplicação ou adequação tecnológica, protótipos para desenvolvimento ou produção de instrumentos, equipamentos e kits, projetos de inovação tecnológica, produção artística, sem prejuízo de outros formatos, de acordo com a natureza da área e a finalidade do curso, desde que previamente propostos e aprovados pela CAPES.”


Diferenças e semelhanças entre os mestrados acadêmico e profissional

O objetivo do mestrado profissional é incorporar o método científico à prática profissional do Diferenças entre mestrado acadêmico e profissional estudante/profissional, visando a introdução de novas técnicas, conhecimentos e processos. Assim, esperasse uma transformação profissional do estudante de mestrado profissional. No mestrado acadêmico, o projeto é geralmente desenvolvido dentro da universidade e o aluno pode receber uma bolsa de estudos. Já no curso de mestrado profissional em química da UFSCar, o projeto é desenvolvido dentro da empresa ou instituição de ensino do aluno. O projeto é de interesse da empresa ou instituição de ensino e o aluno não recebe uma bolsa da universidade. Entretanto, deve ser apoiado pelo empregador. Ao final da defesa da dissertação de mestrado, tanto no acadêmico quanto no profissional, o estudante receberá um diploma com o título de mestre (os dois tipos de diplomas possuem a mesma validade).

Vídeo com gravação de uma reunião com os estudantes do PPGPQ (edição de 2023)

Confira no vídeo da seção de Reuniões com os estudantes do PPGPQ uma mensagem de boas vindas da coordenação.